O Piauí está prestes a viver um marco inédito de enganação. Um navio graneleiro (bulk carrier) chega ao litoral do Piauí (35 km afastado do porto) para carregar ferro (muito estranho)…. O navio graneleiro Konta II que tem capacidade para 10.000 toneladas já se encontra ancorado próximo à costa de Luís Correia e deve participar da operação que pretende inaugurar oficialmente uma nova rota de exportação mineral, em uma movimentação considerada estratégica para o desenvolvimento da economia piauiense.
A pergunta é: a que preço?
Acontece que os cálculos para realizar essa operação são assustadores, o preço de venda hoje, assim dita o mercado, é de aproximadamente R$ 500 a tonelada. Pelo simples fato de não existir uma ferrovia entre Piripiri e Luis Correia esse minério viajou aproximadamente 200 km de caminhão e sabendo que o preço frete é de R$ 7,00 o Km, significa dizer que cada caminhão (50 toneladas) custa R$ 2.800 para deixar o minério e voltar. O navio cobra R$ 1.500 / tonelada para levar para a China para 23.000 kms … Não sabemos quanto custa a embarcação intermediária entre o porto e o navio.
Observação: O peso máximo permitido para caminhões circularem em vias públicas é de 50 toneladas, e mesmo assim dizes os engenheiros que a rodovia, com o tráfego constante de caminhões pesados vai se acabar em dois tempos. Ou seja, para encher o navio o teto de faturamento por tonelada que é de 500 reais, gasta R$ 4.300 para concretizar uma operação logística duvidosa, única e exclusivamente eleitoreira. O pior é que essa diferença entre o custo, logística de transporte e faturamento vai sair de seus impostos, que deveriam ir para os hospitais abandonados. E o dono do ferro, o minerador, ganha o quê? Uma secretaria?
Perguntas e repostas colocadas para o Dr. Luís Coelho há mais de 20 anos nesse negócio de mineradoras.

