O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que seu país destruiu na semana passada instalações que armazenavam drogas na Venezuela — sem no entanto fornecer mais detalhes sobre a suposta operação.
A explosão foi causada por um ataque de drone realizado pela CIA, informaram a CNN e o New York Times na terça-feira, citando fontes próximas ao assunto.
Se confirmada, esta seria a primeira intervenção terrestre dos EUA no país sul-americano desde que Washington iniciou sua campanha de operações militares no Caribe.
Em uma conversa com o bilionário John Catsimatidis, seu apoiador e dono da rádio WABC, Trump declarou na última sexta-feira (26/12) que os Estados Unidos haviam “destruído” instalações para drogas na Venezuela. “Não sei se você leu ou viu, mas eles têm uma grande instalação, uma grande instalação de onde saem os barcos, e há duas noites nós a destruímos”, disse Trump em um telefonema para a rádio.
Questionado nesta segunda-feira (29/12) sobre o suposto ataque, Trump disse: “Houve uma grande explosão na área do cais onde as drogas são carregadas nos navios. Então atacamos todos os navios e agora estamos atacando a área. É uma área de operações. É onde eles operam. E isso não existe mais.”

Trump não mencionou especificamente a Venezuela quando falou à WABC, mas veículos de imprensa dos EUA, como o jornal The New York Times, conversaram com fontes do governo que confirmaram que o presidente se referia a uma fábrica de drogas na Venezuela.
Nem as Forças Armadas dos EUA, nem a Agência Central de Inteligência (CIA), nem a Casa Branca se manifestaram sobre essa informação, segundo o jornal.
Share this content:
