Pyongyang executa alunos norte coreanos por verem produtos culturais da Coreia do Sul

Cidadãos da Coreia do Norte, inclusive adolescentes, vêm sendo submetidos a punições extremas por consumir produtos culturais da Coreia do Sul. As sanções incluem execuções públicas, envio a campos de trabalho forçado e humilhações coletivas, segundo denúncia divulgada pela Anistia Internacional no dia 4 de fevereiro.

De acordo com a organização, o regime de Pyongyang trata o consumo de dramas sul-coreanos e músicas estrangeiras como um crime grave. Séries populares como Crash Landing on You, Descendants of the Sun e até o fenômeno mundial Round 6 (Squid Game) estariam entre os conteúdos que motivaram repressões severas. Ouvir músicas de grupos de K-pop, como o BTS, também pode resultar em punições.

Relatos colhidos pela Anistia descrevem um ambiente de medo constante, no qual “a cultura sul-coreana é tratada como um crime sério”. Uma das testemunhas afirmou ter ouvido de um desertor que estudantes do ensino médio foram executados na província de Yanggang por assistirem a Round 6. A informação coincide com reportagens anteriores da Radio Free Asia, que já havia noticiado execuções semelhantes na província vizinha de Hamgyong do Norte. 

Share this content:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *