A Lei Rouanet autorizou a escola de samba Acadêmicos de Niterói a captar até R$ 5,1 milhões para um enredo sobre o presidente Lula no Carnaval de 2026, mas a escola afirmou que não irá captar o valor por falta de tempo para conseguir patrocinadores, apesar do aval do Ministério da Cultura para buscar os recursos via incentivo fiscal.

O projeto visa financiar a produção do desfile, mas a escola desistiu da captação devido ao prazo curto até o Carnaval, gerando debate sobre o uso da Lei Rouanet para homenagens políticas. Segundo a legislação, depois que o Ministério da Cultura autoriza um projeto, cabe ao proponente captar recursos com patrocinadores ou doares. O desfile da Acadêmicos de Niterói na Sapucaí será em 15 de fevereiro, o que daria à escola só 2 meses para procurar investidores. Pedidos de apoio via Lei Rouanet são uma prática comum entre as escolas de samba.

ESCOLA HOMENAGEIA LULA
A Acadêmicos de Niterói será a 1ª agremiação a desfilar na Sapucaí no carnaval de 2026. A escola apresentará o samba-enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”.
O desfile abordará diferentes fases e marcos da vida do petista: a infância no agreste pernambucano, a morte da mãe, Dona Lindu, a luta contra a ditadura militar, a participação em movimentos sindicais e a trajetória política como deputado e presidente. A participação de Lula no desfile ainda não está confirmada.
Share this content:
