A Prefeitura de Iguatu, na região Centro Sul do Ceará, decretou a redução de 30% dos salários do prefeito Roberto Filho (PSDB), do vice-prefeito Francisco das Frutas (PSDB), de secretários municipais e servidores comissionados. A medida será válida por 90 dias e foi uma decisão do próprio chefe do Executivo.
A medida começou a valer em fevereiro de 2026, segundo a gestão. Pela redução em 30%, por exemplo, a remuneração do prefeito Roberto Filho passará de R$ 15,9 mil para R$ 11,13 mil mensais, em valores brutos, conforme o portal da Prefeitura.
Servidores que recebem um salário mínimo e professores temporários não serão impactados pelo corte. Já na área da Saúde, a medida será tomada de forma pontual, “obedecendo critérios específicos, sem impacto no funcionamento dos serviços e no atendimento à população”, segundo a gestão municipal.
Em retorno ao PontoPoder, a Prefeitura de Iguatu indicou que a iniciativa faz parte de um “processo de reorganização financeira”, com o objetivo de equilibrar as contas do Município. Contudo, a gestão não informou a economia de recursos esperada a partir do corte salarial.
Share this content:
