Fossa das Marianas: o lugar mais profundo da Terra

A profundeza do mar é um lugar ainda pouco conhecido pelos seres humanos. Consiste em um ambiente vasto e repleto de mistérios ainda não desvendados, habitado por criaturas que parecem vindas de outro planeta.

Apesar da grande variedade da vida marinha  já conhecida, cerca de 80% do oceano ainda não foi explorado e 91% das espécies ainda não foram identificadas, é o que afirma a Convenção sobre Diversidade Biológica. A Fossa das Marianas, localizada no Oceano Pacífico Ocidental, é o ponto mais profundo dos oceanos, com quase 11 mil metros de profundidade. Nessa região, as condições de vida são extremas, a alimentação é escassa, a luz não chega e a pressão é imensa. 

“A pressão desse lugar é tão grande que estar lá seria como sustentar o peso de um carro popular em cima da unha do dedão da sua mão. Lá foi registrada a maior profundidade habitada por um peixe, cerca de 8.100 metros”, afirma Paulo Yukio Gomes Sumida, professor titular e diretor do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo.

Share this content:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *