Evento reúne mais de mil amostras na 11ª Grande Prova Vinhos do Brasil

A Grande Prova Vinhos do Brasil 2026 (GPVB) abriu as inscrições e já registra alta adesão de produtores de todo o país. O principal concurso de vinhos nacionais acontece entre 9 e 12 de março, no Hotel Vila Galé Rio de Janeiro, na Lapa, e deve se firmar como a maior edição desde sua criação, em 2012. Reconhecida como a maior prova às cegas de vinhos brasileiros do mercado, a GPVB chega à 11ª edição com recorde de amostras, expansão de categorias e maior representatividade geográfica, refletindo o avanço e a diversidade da vitivinicultura brasileira.

Segundo Marcelo Copello, presidente do júri, o evento se consolidou como a principal vitrine do setor. “Começamos com pouco mais de 200 amostras de quatro estados. Hoje, ultrapassamos mil amostras de dez estados e, nesta edição, teremos um recorde histórico de 80 categorias”, afirma.

O júri da GPVB é composto por especialistas nacionais e internacionais. E as degustações são 100% às cegas, com auditoria independente para garantir transparência e credibilidade.

Expansão reflete novas tendências

A GPVB 2026 amplia e atualiza suas categorias para acompanhar a transformação do mercado nacional. Entre as novidades estão as castas híbridas, como Lorena; variedades italianas, como Refosco e Barbera; e os Vinhos de Baixa Intervenção. Outra inclusão de destaque é a dos Vinhos sem Álcool, segmento que cresce de forma acelerada.

Premiação será durante a Wine South America

Os vencedores serão conhecidos durante a Wine South America, realizada entre 12 e 14 de maio, em Bento Gonçalves (RS). Segundo Marcos Milaneze, diretor da feira, unir os dois eventos fortalece o reconhecimento do vinho brasileiro. “A entrega dos certificados dentro da principal feira do setor amplia a visibilidade dos rótulos premiados. E conecta os produtores com compradores qualificados do trade”, destaca.

A edição de 2026 contará com 80 categorias, abrangendo espumantes, vinhos brancos, tintos, rosés, frisantes, vinhos de baixa intervenção, vinhos sem álcool e sucos de uva integrais. Além das medalhas principais, a GPVB também entrega prêmios especiais, como o Best Buy (melhor relação qualidade/preço), Vinícola Revelação e Melhor do Estado, que valoriza os rótulos mais bem pontuados de cada região.

Share this content:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *