ESPORTES RADICAIS SÃO DUPLAMENTE BENÉFICOS PARA A SAÚDE

Criado em 1985 por dois irmãos franceses, Bruno e Dominique Legaignoux, o kitesurf é um esporte aquático que utiliza, resumidamente, uma pipa (que pode ser chamada também de kite — pipa, em inglês — ou papagaio) e uma prancha. O kitesurfista desliza na água em cima da prancha puxado pela pipa, com a força do vento.

Além destes dois componentes, o kitesurf também conta com um cinto, uma barra de controle e linhas de voo. O praticante se conecta com o resto do equipamento por um cinto que, por sua vez, é conectado à barra de controle, linhas de voo e à pipa, respectivamente.

O cinto serve para se fixar ao resto dos equipamentos, evitando perdas em caso de queda, e para conseguir um maior controle. Já a barra de controle determina as direções da pipa. As linhas de voo, normalmente entre quatro e cinco, conectam a barra de controle à pipa.

É muito importante que, antes de praticar o esporte, o praticante faça cursos para aprender a surfar corretamente, evitando riscos por inexperiência.

Windsurf

Patenteada na década de 70 por Jim Drake e Hoyle Schweitzer, é um esporte que combina elementos de surf e de navegação à vela. Ele contém uma prancha de surf com uma vela fixada, que é movimentada com a força do vento.

A prancha possui, em média, entre dois metros e meio a três metros, e tem tiras em que os pés ficam enfiados para dar segurança ao surfista.

A vela tem a função de capturar a força do vento e de fazer com que a prancha se mova, e pode ter de dois a cinco metros de altura. Ela é fixada na prancha pelo mastro, que confere suporte e forma à vela.

Há também vários outros instrumentos, como a retranca, que ajuda o windsurfista a direcionar e controlar a vela, além de manter o formato. Há também o pé de mastro, que é o que fixa o mastro à prancha.

Além deles, temos a quilha, os extensores e o trapézio. O primeiro está localizado na parte inferior da prancha e tem a função de direcioná-la. Os extensores servem para deixar a vela esticada e o trapézio funciona para que o praticante possa usar o peso do corpo e não forçar muito os braços.

Assim como no caso do kitesurf, é recomendado que sempre façam cursos e aulas antes de se arriscar no mar por conta própria sem conhecimento.

O Piauí é um dos locais preferidos para a prática destes esportes, tendo sido inclusive sede de vários campeonatos mundiais.

Share this content:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *