Candidato socialista lidera pesquisas de 2º turno em Portugal? Ou é mais um blefe?

A esquerda é useira e vezeira de criar estas situações, do tipo nas vésperas das eleições faz circular pesquisas fraudulenta se autoproclamando na dianteira com longa margem, exemplo disso vimo nas eleições municipais brasileiras. Mas e em Portugal? O segundo turno das eleições acontecem no próximo domingo dia 8.02, e as pesquisas mostram que o candidato da esquerda está em vantagem.

O candidato socialista António José Seguro está liderando as pesquisas de intenção de voto para o segundo turno das eleições presidenciais de Portugal, segundo levantamentos recentes divulgados pela imprensa portuguesa e por agregadores de pesquisas.

De acordo com um agregador de pesquisas feito por jornal Observador, que consolida dados de todas as pesquisas publicadas com os dois candidatos, Seguro aparece com 70,17% das intenções de voto, contra 29,83% do adversário André Ventura, líder do partido de direita Chega. O modelo é atualizado sempre que uma nova pesquisa eleitoral é divulgada e cruza os números mais recentes com o histórico completo de levantamentos.

Conforme a publicação, a tendência observada nos últimos dias indica estabilidade na vantagem do candidato socialista.

Dados individuais das pesquisas que alimentam o agregador do Observador reforçam esse cenário. Conforme pesquisa feita pelo instituto Pitagórica para a TVI/CNN, divulgado na segunda-feira da semana passada (26.01), Seguro registra 69,7% das intenções de voto, enquanto Ventura soma 30,3%. Já a pesquisa do Cesop/Católica para os veículos RTP, Público e Antena 1 aponta 70% para o socialista e 30% para o líder do Chega. Eu, particularmente acho meio fora da curva, pois a tendência mundial é a retomada da direita, mas, cada cabeça é uma sentença.

Agora só aguardar o resultado de domingo próximo.

Share this content:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *