O Mega Lobster, maior data center da região Nordeste atualmente e localizado na Praia do Futuro, em Fortaleza, será ampliado e, para isso, recebeu cerca de R$ 233,46 milhões em financiamento pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os recursos serão do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e da linha Investimentos em Data Centers do BNDES Finem. O data center já está em operação, em Fortaleza, desde outubro de 2025, com 3 megawatts (MW) de capacidade de TI instalada.
A aprovação do financiamento à Tecto Data Centers, do grupo V.tal, foi anunciada nesta terça-feira (27), no Palácio da Abolição, em evento que contou com a participação do governador Elmano de Freitas, do presidente do Banco, Aloizio Mercadante, e do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão.
Na ocasião, foram anunciados outros financiamentos aos setores público e privado, totalizando R$ 1,1 bilhão.

Segundo informações da Tecto Data Centers, a estimativa é que sejam gerados cerca de 400 postos de trabalho diretos e indiretos com as obras de expansão.
Após a conclusão, cerca de 30 profissionais devem ser empregados no equipamento, direta e indiretamente.
Em coletiva de imprensa, o presidente do BNDES destacou o potencial do Nordeste — e especificamente do Ceará — para o avanço de data centers, pela produção de energia eólica e solar, assim como pela infraestrutura de cabos submarinos de fibra óptica.

Questionado sobre o interesse do Banco Nacional de continuar investindo em novos data centers no Estado, Aloizio Mercadante afirmou que a demanda é “gigantesca” e que esse é um setor que “vai se expandir muito rapidamente”. Além disso, ele aponta que grandes fundos internacionais têm buscado parceria com o BNDES. Atualmente, Fortaleza abriga três data centers da Tecto. Segundo a empresa, isso reflete uma crescente demanda de clientes por processamento intensivo de dados, aplicações em nuvem, inteligência artificial e baixa latência.
Share this content:
