Bluetooth é prejudicial à saúde?

Um estudo descobriu que usar fones de ouvido Bluetooth por muito tempo pode estar ligado ao surgimento de nódulos na tireoide. A pesquisa, publicada na revista Scientific Reports, usou dados de usuários e inteligência artificial para analisar possíveis fatores de risco. O tema viralizou nas redes sociais, mas os próprios autores dizem que o trabalho não prova que os fones causam nódulos. Ele mostra apenas uma associação estatística, que precisa ser confirmada por pesquisas mais detalhadas.

Para dar mais detalhes e tirar dúvidas sobre o assunto recebemos o pesquisador Dr. Madier Saldanha Corrêa, médico endocrinologista que proferiu a seguinte tese: “O uso de fones de ouvido Bluetooth por longos períodos pode fazer mal à saúde, especificamente à tireoide”.

Recentemente, um estudo acendeu o alerta e gerou discussões nas redes sociais, sugerindo uma possível ligação entre o uso desses dispositivos e o aparecimento de nódulos na tireoide. A pesquisa, que foi publicada na revista Scientific Reports, analisou dados de usuários e utilizou inteligência artificial para procurar possíveis fatores de risco. O que eles encontraram foi uma “associação estatística” entre o uso prolongado dos fones sem fio e a presença de nódulos na glândula tireoide.

Share this content:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *