Ano novo lunar na Ásia: Na China é o ano do cavalo.

O Ano Novo Chinês começou na terça-feira, 17 de fevereiro. Também conhecido como Festival da Primavera ou Ano Novo Lunar, o festival que marca a chegada da primavera é amplamente celebrado na China e em vários países do Leste Asiático.

Tradicionalmente, as famílias se reúnem durante esse período para compartilhar grandes refeições, enquanto as crianças costumam receber dinheiro em envelopes vermelhos conhecidos como “hong bao”.

O início do Ano Novo Lunar também marca a rotação do zodíaco chinês, que segue um ciclo de 12 anos, cada um representado por um animal.

Existem várias histórias que explicam o horóscopo. Uma lenda conta que o Imperador de Jade – uma importante divindade chinesa – convidou todos os animais para uma “grande corrida”, e os  12 primeiros colocados ganhariam o favor dele. Os 12 que conseguiram, por ordem de chegada, foram: o rato, o boi, o tigre, o coelho, o dragão, a cobra, o cavalo, a cabra, o macaco, o galo, o cão e o porco.

O ano do Cavalo de Fogo

Se você nasceu nos anos de 1918, 1930, 1942, 1954, 1966, 1978, 1990, 2002, 2014 ou 2026, o seu signo chinês é o cavalo.

Cada ano animal está ainda associado a um dos cinco elementos – madeira, fogo, terra, metal ou água. Assim, mais precisamente, 2026 é o ano do Cavalo de Fogo.

Na cultura tradicional chinesa, o cavalo simboliza força, velocidade, coragem, lealdade, liberdade e talento. Segundo o horóscopo chinês, as pessoas nascidas sob esse signo são corajosas, firmes, íntegras, fiéis e independentes.

Entre as personalidades famosas que têm o signo do cavalo no horóscopo chinês, estão o primeiro presidente negro da África do Sul, Nelson Mandela; o astro chinês de filmes de kung-fu Jackie Chan; os cineastas Ang Lee e Martin Scorsese; a atriz de Avatar Zoe Saldana; o beatle Paul McCartney; o famoso chef britânico Gordon Ramsay e eu, Jorge Machado, morador distante no ocidente mas, influenciado pelos atributos que signo do cavalo irradia (para quem acredita).

O primeiro homem a pisar na Lua, o americano Neil Armstrong, que, ao colocar os pés na superfície lunar, declarou: “Esse é um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade” mostrando que a influencia do cavalo se fazia presente naquele momento.

Share this content:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *