Saiba como votar corretamente para senadores nas Eleições 2026

Nas eleições gerais de 2026, os eleitores brasileiros terão a responsabilidade de escolher dois representantes para o Senado Federal. Ao contrário de pleitos anteriores, em que apenas uma vaga era disputada, a atual eleição renovará dois terços da Casa Legislativa, seguindo as regras do mandato de oito anos dos senadores, com eleições realizadas a cada quatro anos.

Esse sistema de renovação escalonada garante que, em uma eleição, um terço das cadeiras sejam preenchidas, enquanto em outra, dois terços. Com 81 cadeiras, o Senado terá 54 vagas em disputa neste pleito. Por isso, o Tribunal Superior Eleitoral ( TSE) recomenda que o eleitor fique atento às regras específicas para garantir a validade de seus votos.

A eleição deste ano para o Senado exige atenção redobrada. Como há duas vagas disponíveis, o eleitor deve escolher obrigatoriamente dois candidatos diferentes.

Se o mesmo número for digitado nas duas escolhas, a urna eletrônica anula automaticamente o segundo voto. Isso ocorre porque o sistema de votação para o cargo é majoritário: os dois candidatos mais votados em cada estado são eleitos diretamente, sem a realização de segundo turno.

O voto é nominal, com número composto por três dígitos. Diferente das eleições proporcionais, não é possível votar apenas no número do partido ou da federação. Para essas situações, o voto é considerado nulo para o cargo.

Outro ponto importante é que a votação é estadual. Cada eleitor só pode votar em candidatos que concorrem pelo seu estado de domicílio eleitoral. Votos digitados para candidatos de outros estados não são computados.

Share this content:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *