hortelã-pimenta é uma planta conhecida por seu aroma fresco e sabor marcante, mas é muito mais do que um simples ingrediente culinário.
Usada em várias partes do mundo, essa erva traz muitos benefícios para a saúde e pode fazer parte da sua rotina de cuidados diários. Quer saber mais sobre como aproveitar tudo o que a hortelã-pimenta tem a oferecer? Continue lendo.
O que é hortelã-pimenta
A hortelã-pimenta é aquela plantinha que muita gente já sentiu no quintal da casa da vó, com folhas verde-escuras e um cheirinho bem refrescante. Ela é uma mistura natural de dois outros tipos de hortelã e tem como destaque o mentol, uma substância que dá a sensação de frescor e traz vários benefícios para a saúde.
Justamente por ser tão benéfica – além de cheirosa – essa planta está presente na composição de perfumes para ocasiões especiais, cremes hidratantes, pastas de dente, e até em velas aromáticas.

Qual a diferença entre hortelã e hortelã-pimenta
Apesar de serem da mesma família, elas têm diferenças bem marcantes. A hortelã tem um sabor mais suave e levemente adocicado, enquanto a hortelã-pimenta é mais intensa e apresenta um toque picante, graças à maior quantidade de mentol.
Até na aparência elas se diferenciam: as folhas da hortelã-pimenta são geralmente mais escuras e pontiagudas, enquanto as da hortelã comum são mais claras e arredondadas. Essas características fazem com que cada uma tenha usos específicos no dia a dia.
Quais são os benefícios da hortelã-pimenta?
Muita gente conhece a hortelã-pimenta como aromatizante para doces e biscoitos. Os óleos da hortelã-pimenta (Mentha piperita) têm um sabor e cheiro fresco e inconfundível.
Mas o óleo de hortelã-pimenta parece fazer mais do que refrescar o hálito. É um honrado remédio para dores de garganta. E na Alemanha, é aprovado como uma ajuda para melhorar a digestão e reduzir o inchaço. Estudos em humanos mostraram que o óleo de hortelã-pimenta (em cápsulas) é útil para o tratamento da Síndrome do Intestino Irritável (SII), uma condição dos intestinos que produz dor abdominal, constipação ou diarréia. Um estudo de 2008 publicado no British Medical Journal descobriu que o óleo de hortelã-pimenta era significativamente melhor do que um placebo para aliviar os sintomas da SII. Na verdade, ele também pareceu superar os relaxantes musculares e de fibra, dois tratamentos mais comuns de IBS. Em outros estudos em humanos, o óleo de hortelã-pimenta aplicado na testa e nas têmporas ajudou a aliviar as dores de cabeça por tensão.
Share this content:
