A Eve Air Mobility, empresa subsidiária da Embraer, anunciou nesta semana que fechou um contrato para vender carros voadores para uma empresa japonesa de fretamento aéreo.
O acordo prevê a venda de pelo menos duas aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, os eVTOLS, que popularmente são chamados de carros voadores. Além disso, o acordo permite que a compra possa ser ampliada, adquirindo mais 48 veículos no mesmo contrato.

O anúncio da empresa brasileira ocorreu nesta terça-feira (3), durante um evento de aviação em Singapura, no continente asiático. De acordo com a Embraer, a venda foi feita para a AirX, maior empresa pública de serviço de fretamento de helicópteros do Japão. Os veículos têm previsão de entrega para 2029 e vão fazer parte das operações de fretamento aéreo da empresa, em trajetos turísticos e regionais, como nas cidades de Tóquio e Osaka.
Em nota, a fabricante dos eVTOLS destacou que o acordo representa um avanço para o desenvolvimento da mobilidade aérea urbana sustentável no Japão e disse que “o acordo reforça a presença global crescente da Eve e evidencia a demanda cada vez maior por soluções sustentáveis de mobilidade aérea em todo o mundo”.

Popularmente chamados de carros voadores, os eVTOLs (veículos elétricos de pouso e decolagem vertical) são produzidos em Taubaté (SP), em uma planta com capacidade para fabricar até 480 unidades por ano. Os veículos continuam em fase de testes e devem entrar em operação em 2027.
Share this content:
