Mercosul aprovado: como isso impacta na vida dos brasileiros? E do Piauí?

O Mercado Comum do Sul, também conhecido apenas como Mercosul, é um bloco de grande relevância econômica para a América Latina, com forte impacto nas esferas política e econômica da região. Criado em 1991, seu objetivo principal é promover a integração entre os países da região e a formação de um mercado comum entre seus membros.

Atualmente, os países integrantes do Mercosul são Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A Venezuela, que entrou para o bloco em 2012, foi suspensa em 2016 devido ao não cumprimento das exigências econômicas, políticas e humanitárias, conforme o Protocolo de Ushuaia. O processo de integração do Mercosul é caracterizado por uma constante adaptação, visando facilitar o comércio e os investimentos, além de promover um mercado competitivo que facilita o acesso ao  comércio global.

O bloco também estabelece acordos com outros países e concede status de “Estado Associado” a algumas nações sul-americanas, permitindo sua participação em atividades e reuniões, além de garantir condições comerciais preferenciais.

Além disso, o Mercosul tem celebrado uma série de tratados de cooperação, políticos e comerciais com diversos países e entidades internacionais, aumentando sua presença e influência no cenário global.

Agora e a pergunta que não quer calar: Qual o benefício que isso traz para o Brasil? E parao Piauí?

Fernando Moulin, CEO & Founder da Polaris Group, especialista em digital e experiência do cliente e ainda, Julio Amorim, CEO da Great Group, especialista em planejamento e autor do livro Escolha Vencer: Criando o Hábito de Conquistar Sonhos e Objetivos, ambos abordaram sobre como o bloco influencia o comércio, o acesso a produtos e serviços, além de destacar os desafios e as oportunidades que surgem com a integração dos países membros.

Fernando Moulin afirma que o principal impacto do Mercosul no Brasil e nos países participantes é a facilitação do comércio. A redução de barreiras alfandegárias e a diminuição das tarifas de importação e exportação têm um efeito direto no bolso dos consumidores. 

“O objetivo desse tratado é possibilitar que o comércio entre os países participantes seja facilitado, tenha menos barreiras alfandegárias, tenha tarifas de importação e exportação mais favoráveis e que estimulem a negociação entre blocos econômicos mundiais”, diz. 

Ele explica que, com menos restrições, o acesso a produtos de outros países do bloco se torna mais barato e diversificado, beneficiando os consumidores com opções mais vantajosas.

Além disso, a integração do bloco também facilitou a produção compartilhada em setores como a indústria automobilística, com fábricas em diferentes países do Mercosul, contribuindo para o aumento da competitividade global.

Julio Amorim, também analisa que os efeitos do Mercosul aparecem tanto no bolso do consumidor quanto nas estratégias das empresas. Sendo que no nosso ponto de vista, aqui da Tv Poty Web, entendemos que o Brasil, e sobretudo o Piauí, continuamos a enviar para a Europa nossas matérias primas “in natura”, sem qualquer valor agregado, e adquirimos da Europa, China, Estados Unidos e outros produtos industrializados com alto valor agregado, gerando riqueza para os nórdicos.

Sugerimos aqui avançar com um projeto chamado “Zona Franca de Teresina” que transforma a capital piauiense num polo comercial Freetax. Esse projeto foi iniciado quando o então Deputado Silas Freire exercia o mandato Federal e conseguiu aprovar na CCJ da Câmara, mas, como não conseguiu se reeleger, o projeto estancou. Mais informações, comigo mesmo (86) 999222001.

Jorge Machado – autor do projeto

Share this content:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *