Parlamentares de oposição reagiram ao veto integral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Projeto de Lei da Dosimetria, nesta quinta-feira (8), A assinatura ocorreu durante uma cerimônia no Palácio do Planalto que marcou os três anos do fatídico 8 de janeiro, quando manifestantes bolsonaristas invadiram e depredaram os prédios dos Três Poderes.
O PL da Dosimetria reduziria penas do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros condenados por atos golpistas, inclusive pelos episódios de vandalismo de 8 de janeiro de 2023. Em resposta ao veto de Lula, por iniciativa é da deputada Carol De Toni (PL), a oposição apresentou um requerimento para pedir a realização ainda em janeiro de uma sessão do Congresso Nacional para derrubar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Outros parlamentares contrários ao veto se manifestaram nas redes sociais, entre eles o deputado Paulinho da Força (Solidariedade), presidente do partido e relator do projeto na Câmara.
Em vídeo, ele afirmou que o presidente Lula rasgou a bandeira da paz entregue pelo Congresso. Mencionou que até os Estados Unidos elogiaram o PL da Dosimetria
“O Brasil buscava estabilidade, pacificação e maturidade institucional [com o projeto], mas o Lula decidiu fazer o contrário. Foi ao terreno já pacificado e jogou gasolina; preferiu o confronto ao diálogo, preferiu atenção ao entendimento. Ignorou o Congresso e desrespeitou a construção coletiva”, declarou.
Share this content:
