Piauí ultrapassa a marca de 20 mil cirurgias ortopédicas em 2025

O volume representa um crescimento de 89% em relação ao mesmo período de 2022 e de 34% em comparação com 2024.

Entre janeiro e novembro de 2025, o Piauí realizou 20.952 cirurgias ortopédicas. O número eleva a média mensal para mais de 2 mil procedimentos em todo o estado, considerando os 14 hospitais que executam esse tipo de cirurgia. O volume representa um crescimento de 89% em relação ao mesmo período de 2022 e de 34% em comparação com 2024.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o aumento consolidou a descentralização do cuidado ortopédico, permitindo que pacientes sejam operados mais perto de suas famílias e de casa. O desempenho também demonstra avanços na capital, que registrou média superior a 700 cirurgias por mês entre janeiro e novembro.

A servidora pública Sarya de Moura, que sofreu um acidente doméstico em julho e fraturou os dois pés, destaca o atendimento rápido e a possibilidade de realizar a cirurgia no Hospital Regional Deolindo Couto (HRDC), em Oeiras.

“Eu estava saindo para caminhar quando torci o pé direito e, ao tentar me equilibrar, acabei quebrando o esquerdo. Fui atendida na UPA, fiz o raio-x e o ortopedista, que estava em cirurgia, pediu que eu voltasse no dia seguinte. Já na segunda-feira eu estava operando. Foi tudo muito rápido”, relata.

Share this content:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *